HomeAssociadosNotícias dos AssociadosFundação ADFP avança para construção de Hospital Compaixão

Fundação ADFP avança para construção de Hospital Compaixão

A Fundação ADFP colocou a concurso público a empreitada de construção do Hospital Compaixão.

A previsão orçamental para o custo da sua construção aponta para cerca de 4 700 000,00 €. O Hospital localizar-se-á, num terreno com a área de 9 819.00 m², anexo ao Centro Social Comunitário , complexo com área total de 40.000 m² e onde já existem serviços de saúde nomeadamente clínica de medicina física e de reabilitação e cuidados continuados de longa e média duração.

Este conjunto social integra um vasto número de infraestruturas, onde vivem cerca de 260 pessoas (crianças, jovens, adultos com doença mental e/ou deficiência e idosos) numa aposta no convívio intergerações e na inclusão. Esta iniciativa da ADFP tem como objetivo dotar Miranda do Corvo e os concelhos vizinhos de valências médicas e cirúrgicas com a possibilidade de realização de exames auxiliares de diagnóstico.

O Hospital é um investimento destinado a promover a qualidade de vida, o bem-estar e saúde na sua área de influência criando emprego especializado e reforçando a coesão social do território. O Hospital Compaixão terá uma área de implantação de 1 746.00 m² e uma área de construção de 4 225.98 m² distribuída por três pisos.

A unidade de saúde será constituída, por um bloco operatório, com duas salas de cirurgia, área de urgência, sector de ambulatório, consultas externas e internamento (55 camas). Está ainda contemplada uma área para exames complementares de diagnóstico, por imagem no âmbito da tomografia axial computorizada (TAC), ecografia, radiologia geral, cardiologia, pneumologia e patologia clinica (análises clinicas).

Estão previstos 257 de lugares de estacionamento, 60 públicos e 197 privados que servirão os doentes, visitantes e funcionários. Este investimento tem uma previsão de custo final superior a 7 milhões de euros. A Câmara Municipal concederá um apoio de 550 mil euros para a construção civil e 250 mil euros para o equipamento que será já colocado em fase de obra como todo o equipamento de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e SCI (Segurança Contra o Risco de Incêndios).

Este projeto foi elaborado pelo Gabinete de Engenharia e Património da Fundação ADFP, onde estão integrados colaboradores com necessidades especiais, incluindo duas engenheiras com deficiência. Esta equipa teve ainda o apoio externo de áreas especializadas de engenharia nomeadamente eletrotecnia e Eletromecânica e ar condicionado. A equipa técnica projetista é liderada pela Eng.ª Maria Gabriela Costa Andrade Morais que trabalha há 25 anos na ADFP.

O Hospital Compaixão traduz o maior investimento privado, de interesse público, realizado no concelho de Miranda do Corvo desde a construção do Convento de Semide iniciado no séc. XII.

A previsão para a conclusão do investimento aponta para 2019. Com este investimento a Fundação ADFP reforça a sua vocação na área assistencial e de desenvolvimento regional.

Fonte: Fundação ADFP 

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Fax: 239 497 739