HomeEmpresarialProjetosE-COIMBRA - Plataforma de e-commerce

E-COIMBRA

E- Coimbra - A China à distância de um clique: Plataforma de e-commerce para o mercado chinês

O Projeto

O projeto “E-Coimbra, aprovado pelo Centro 2020, nasce da parceria da NERC - Associação Empresarial da Região da Coimbra, com a NOVOTECNA - Associação para o Desenvolvimento Tecnológico, a JADRC - Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro e a AEMITEQ - Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade.

Este projeto ”pretende dar resposta à necessidade de criar ferramentas e mecanismos de apoio ao processo de internacionalização das empresas, designadamente para o mercado chinês, de sectores com potencial exportador para aquele mercado, como sejam os moldes, plásticos, vinhos, alimentar, farmacêuticas, tecnológicas, água e ambiente. A componente central deste processo será uma plataforma de comércio eletrónico, que irá ligar em rede as empresas e os mercados alvo. Permitindo a entrada de empresas da Região Centro, dando primazia às empresas da Região de Coimbra, no mercado chinês a custos reduzidos, por evitar a necessidade de infraestruturas físicas. Para além da plataforma de comércio eletrónico, haverá um conjunto de ações concretas de capacitação dirigidas às empresas sobre as características particulares dos mercados chineses (características económicas, psicológicas e sociológicas), que lhes permitirão compreender melhor as peculiaridades destes, contribuindo para uma estratégia de internacionalização sólida e eficaz, com vista à obtenção de resultados concretos e mensuráveis, assegurando que os objetivos propostos sejam alcançados.

O Projeto E-Coimbra resulta do reconhecimento que a China congrega um potencial muito significativo para o crescimento das empresas e sectores da região Centro, na medida em que o mercado chinês tem aumentado as importações quer de Portugal, quer dos sectores alvo deste projeto. A China é a segunda maior economia mundial, apresenta taxas de crescimento do seu PIB muito elevadas e consistentes ao longo dos últimos anos e tem uma massa populacional única no mundo (cerca de 19% da população mundial), onde a classe média assume cada vez maior relevância em termos de potencial de mercado para as empresas portuguesas. Acresce, ainda, o reconhecimento de que os processos de internacionalização física das empresas, sobretudo para mercados longínquos, obrigam a níveis de investimento que a maioria das empresas não consegue suportar. Ao mesmo tempo, é também conhecido o enorme crescimento que o comércio eletrónico tem registado nos últimos anos, assim como o aumento da facilidade e fiabilidade de operacionalizar este tipo de transações comerciais, aproveitando também o facto de a China ser a líder mundial do mercado de comércio eletrónico, tendo as vendas online ultrapassado, em 2013, os 5,7 mil milhões de dólares e sendo as previsões de crescimento muito elevadas. Em Portugal, o comércio eletrónico está também em grande desenvolvimento e atingiu no ano passado os 50 mil milhões de euros. 

Descrição da operação

O projeto “E-COIMBRA” propõe criar e implementar ferramentas e desenvolver ações que ajudem as empresas a colocar-se no mercado chinês com o mínimo de custos (sem necessidade de criar infra- estruturas físicas na China) e com a maior taxa de sucesso possível, nomeadamente através de uma plataforma de comércio eletrónico B2B (Business-to-Business).

Esta plataforma constituirá a componente material e com mais visibilidade do projeto, sustentada, por ações de diagnóstico e capacitação das empresas.

A plataforma E-Coimbra terá características B2B, mas será desenhada de modo a que, numa fase posterior, possa incorporar uma área B2C (Business-to-Consumers),de forma a ajudar as empresas a colocar os seus produtos e serviços no mercado chinês, com custos relativamente reduzidos e com grande foco nos públicos-alvo selecionados, captar novos clientes na China, servir de plataforma de venda direta, mas também de marketing externo, com capacidade para pôr em contacto direto empresários portugueses com potenciais parceiros e/ou compradores chineses. Os conteúdos da plataforma estarão em português, inglês, francês e mandarim.

Objetivos da operação

O projeto “E-COIMBRA” elenca 6 objetivos principais, abaixo descritos, que resumem as várias ações propostas e que se agrupam em três grandes fases: (1) diagnóstico, (2) construção da plataforma e (3) capacitação das empresas e apoio na divulgação do projeto e dos seus resultados.

  1. Realização de ações de divulgação e disseminação do projeto, incluindo a promoção da plataforma.
  2. Estabelecimento de parcerias com Câmaras de Comércio Chinesas e Luso- Chinesas.
  3. Realização de ações de capacitação das empresas (por sector de atividade) aderentes à plataforma (uma sobre o uso da plataforma e outra sobre o mercado chinês).
  4. Estabelecimento de parcerias entre empresas portuguesas e chinesas (por sector de atividade).
  5. Aumento do nº de empresas (por sector de atividade) com presença no mercado chinês.
  6. Aumento de volume de negócios (VN, em euros) das empresas (por sector de atividade) em consequência das exportações para a China.

Está prevista também uma ação de promoção de cariz internacional, ao nível de plataformas semelhantes e que tenham obtido sucesso, de modo a que se possa replicar os fatores de sucesso e analisar as possibilidades de parcerias com as mesmas.

No final do projeto será elaborado um Guia de Boas Práticas, em formato eletrónico, na utilização de plataformas de comércio eletrónico com vista à penetração em mercados externos, com especial enfoque no mercado chinês e nos resultados obtidos com este projeto. O mesmo será divulgado pelos canais de comunicação necessários para que possa chegar a todos os empresários que estejam a ponderar implementar uma estratégia semelhante.

O projeto tem como público-alvo preferencial as empresas associadas da NERC, e dos respetivos copromotores (NOVOTECNA, AEMITEQ, JADRC), em especial as ligadas aos setores estratégicos definidos: moldes, plásticos, vinhos, alimentar, farmacêuticas, tecnológicas, água e ambiente. Espera- se, ainda, alcançar empresas ligadas a outras associações empresariais nacionais e a câmaras do comércio, nacionais, chinesas e luso-chinesas, com as quais a NERC e os respetivos copromotores possuam contactos privilegiados.

Adesão

Aproveite esta oportunidade para a sua empresa exportar para o mercado chinês.

>> Para aceder ao Acordo de Pré-Adesão do Projeto E-Coimbra clique Aqui.

Contactos Promotor e Copromotores

NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
3025-307 Coimbra
www.nerc.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Tel.: 239 497 736 | Fax: 239 497 737

NOVOTECNA-Associação Para O Desenvolvimento Tecnológico
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
3025-307 Coimbra
www.novotecna.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Tel.: 239 497 730 | Fax: 239 497 739

JADRC - Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro
Rua Manuel Madeira, Edifício Delta, 2º Esq. - Pedrulha
3025 - 047 Coimbra
www.jadrc.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Tel.: 239 494 305 | Fax: 239 826 984

AEMITEQ-Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
3025-053 Loreto, Coimbra
www.aemiteq.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Tel.: 239 494 745 | Fax: 239 084 622

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Fax: 239 497 737