HomeEmpresarialServiçosFormação-Ação para PME

Formação-Ação para PME

A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra está a preparar uma candidatura para apoiar a formação nas Pequenas e Médias Empresas no âmbito dos Projetos Conjuntos para Formação-Ação do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Este programa tem previsto como objetivo específico intensificar a a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

FORMAÇÃO-AÇÃO

A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.

Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes  Formação (40% do total de horas) e Consultoria (on the job) (60% do total de horas), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

BENEFICIÁRIOS

Os beneficiários dos apoios previstos são empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com atividade nas Regiões Norte, Centro e Alentejo.

VANTAGENS

  • Elaboração de um diagnóstico e plano de ação;
  • Apoio na execução do plano de ação;
  • Consultoria individualizada na empresa e formação à medida para gestores e funcionários (excluiu ações de formação para cumprimento da norma comunitária).

INVESTIMENTO

O apoio a conceder tem a contribuição do FSE - Fundo Social Europeu limitada a 90% das despesas elegíveis, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho

ÁREAS

Formação-Ação para PME (AIP - Associação Industrial Portuguesa)

  • Organização e Gestão;

- Objetivos gerais: Concretizar práticas de inovação organizacional, por via da aplicação de novos métodos organizacionais no negócio ou na organização do local de trabalho; Aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas Financeiras, Estratégia, Produção, Logística, Marketing e Vendas e Recursos Humanos.

  • QASI - Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação e Outros)

- Objetivos gerais: Preparar as empresas para a Certificação, segundo referenciais normativos nacionais e/ou internacionais; Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências; Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders. 

  • Internacionalização;

- Objetivos gerais: Apoiar e capacitar as empresas para o processo de exportação; Desenvolver e aplicar novos modelos empresariais para a internacionalização.

  • Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação;

- Objetivos gerais: Incluir as tecnologias digitais no quotidiano das empresas; Inovar na forma de comunicar e no acesso à informação dos stakeholders; Reforçar o posicionamento e notoriedade das empresas à escala global (Universo WEB).

  • Eco-Eficiência (Eficiência Energética e Utilização Racional de Recursos Naturais);

- Objetivos gerais: Disseminar os princípios de Ecoeficiência e Eco Inovação nas PME; Promover uma cultura de Responsabilidade Social e Ambiental na empresa.

  • Gestão Estratégica (Formação para Empresários).

- Objetivos gerais: Capacitar os empresários em novos modelos de negócio e competências de apoio à gestão e à inovação aberta que estimulem parcerias e a cooperação empresarial.

ADESÃO

As PME interessadas deverão manifestar a sua intenção através do envio do Formulário de Pré-Adesão até 20 de maio para o e-mail  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. A participação só é válida após o registo e autenticação da entidade no Balcão 2020.

Consultar Aviso N.º 07/SI/2016 e Aviso N.º 07/SI/2016 - Alteração 2016.04.22.

A NERC encontra-se disponível para apoiar gratuitamente as empresas no registo do Balcão 2020, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Mais informações disponíveis no mesmo portal, pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 239 497 736. 

Para aceder ao Acordo de Pré-Adesão e Condições para Formação-Ação de PME clique AQUI.

 

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Fax: 239 497 737