HomeNotíciasPORTAL PORTUGAL 2020 JÁ DISPONÍVEL PARA CONSULTA AOS FUNDOS EUROPEUS ESTRUTURAIS E DE INVESTIMENTO

PORTAL PORTUGAL 2020 JÁ DISPONÍVEL PARA CONSULTA AOS FUNDOS EUROPEUS ESTRUTURAIS E DE INVESTIMENTO

Já foi lançado o Portal Portugal 2020 (www.pt-2020.pt) que constitui o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, dos quais fazem parte o FEDER, FSE, Fundo de Coesão, FEAMP e FEADER, para todas as entidades que se pretendam candidatar a financiamento no período 2014-2020.  

Nesta primeira fase, o Portal Portugal 2020 está estruturado em seis áreas:

- Apresentação do Acordo de Parceria 2014-2020.

- Legislação comunitária e nacional.

- Balcão 2020

- Projetos: Exemplos de projetos realizados nas principais tipologias a financiar no Portugal 2020 que foram apoiados no âmbito dos PO QREN.

- Media e Eventos: Notícias sobre o Portugal 2020 e canal 2020, espaço de partilha de vídeos sobre o Portugal 2020.

- FAQ: perguntas que mais frequentemente têm sido colocadas.

Para além da consulta de informação relevante sobre o novo período de programação 2014-2020, o portal Portugal 2020 tem também um balcão virtual que permite o registo do beneficiário e o acesso a um conjunto de serviços de suporte, desde a submissão de candidaturas, com pré-preenchimento e interação, até ao acompanhamento dos projetos nas suas diversas fases.

Após registo e autenticação no Balcão 2020, o beneficiário poderá contar com um conjunto de funcionalidades, independentemente da natureza do projeto, a região ou o Programa Operacional a que pretende candidatar-se, com destaque para:

• Submissão de candidaturas

• Registo de contratos e procedimentos de contratação pública

• Pedidos de pagamento/adiantamento ou reembolso

• Pedidos de reprogramação

• Conta-corrente dos projetos

Esta funcionalidade do Portal apenas estará disponível após a aprovação dos Programas Operacionais pela Comissão Europeia.

Portugal vai receber 25 mil milhões de euros até 2020, e para tal definiu os objetivos temáticos para estimular o crescimento e a criação de emprego, as intervenções necessárias para os concretizar e as realizações e os resultados esperados com estes financiamentos. 

O lançamento do Portal realizou-se no dia 30 de julho, em simultâneo com a cerimónia de adoção pela Comissão Europeia e o Governo do Acordo de Parceria, em Lisboa.

Fonte: Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI)

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC