HomeNotíciasDESEMPREGADO? AQUI HÁ APOIOS PARA SI

DESEMPREGADO? AQUI HÁ APOIOS PARA SI

O Instituto do Emprego e da Formação Profissional conta com diversas medidas para jovens e menos jovens que permitem o acesso a uma bolsa e a formação em ambiente laboral.

Apoios à contratação

Estímulo Emprego

As empresas que contratem desempregados inscritos nos Centros de Emprego recebem um apoio do Estado equivalente a 80% do salário até um máximo de 419,22 euros. Este apoio pode ser mais generoso quando o contrato é sem termo ou quando o contrato a prazo é convertido em permanente. Pode ainda ser acumulado com medidas que prevejam a isenção total ou parcial da Taxa Social Única.

Não é unicamente destinado a jovens, mas sim a desempregados.

Incentivo emprego

O Estado dá, através desta medida, um pequeno incentivo para que as empresas contratem novos trabalhadores. O Incentivo Emprego consiste na comparticipação de 1% do salário por cada novo trabalhador efetivo ou a prazo, já que esta é a referência o valor pago pelo empregador ao trabalhador e relevante para efeitos de incidência da taxa contributiva devida à segurança social.

Estão apenas excluídos os contratos de muito curta duração ou de relação pública.

Estágios

Estágios-emprego

É uma das medidas mais procuradas por jovens saídos das Universidades, já que permite uma formação em ambiente laboral com direito a uma bolsa comparticipada pelo Estado.

Desde 31 de julho, que os estágios passam a durar apenas nove meses em vez dos anteriores 12, mas os prazos podem ser alargados quando devidamente fundamentados. A medida, com novas regras, está disponível desde o dia 31 de julho e destina-s a jovens entre 18 e 30 anos, que estejam inscritos nos centros de emprego como desempregados ou trabalhadores com contrato suspenso por falta de pagamento.

Empreendedorismo

Apoio à criação de negócios

O IEFP também já tem apoios para inventivar criação do próprio emprego. Os desempregados podem contar com uma antecipação do pagamento das prestações sociais ou beneficiar de garantias e bonificações da taxa de juro no caso de pretenderem um empréstimo da banca. O mesmo acontece quando o beneficiário quer um microcrédito ou pretende apresentar um projeto de criação de uma empresa.

Investe jovem

É o apoio ao empreendedorismo para pessoas entre os 18 anos e os 30 anos. O objetivo é fomentar o emprego próprio e o crescimento económico, através de apoios financeiros ao investimento, bem como de apoio técnico para alargamento de competências na área do empreendedorismo e na estruturação e consolidação do projeto de criação de novas empresas e que apresentem, nomeadamente, viabilidade económico financeira e um investimento total entre 2,5 e 100 Indexante Apoios Sociais (IAS).

Inclusão social

Emprego-inserção

Envolve a realização de trabalho socialmente necessário por parte de desempregados beneficiários de subsídio de desemprego ou para beneficiários do subsídio social de desemprego. Entre os trabalhos realizados estão, por exemplo, as limpezas e vigilâncias de florestas. No caso do CEI é entregue o valor de uma bolsa

Fonte: Dinheiro Vivo 

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC