HomeNotíciasNERC realizou Almoço-Debate com Presidente do Banco de Fomento (IFD) a 29 de Julho em Coimbra

NERC realizou Almoço-Debate com Presidente do Banco de Fomento (IFD) a 29 de Julho em Coimbra

A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra promoveu no passado dia 29 de julho, em Coimbra, um almoço com Empresários e Entidades da Região de Coimbra sobre o tema “Banco de Fomento no apoio às PME da Região de Coimbra”. A iniciativa contou com a presença do Presidente da IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento (Banco de Fomento), José Fernando Figueiredo.

No sentido de promover instrumentos financeiros que possam servir de suporte às empresas da Região de Coimbra, a NERC, no seguimento da sua missão, levou assim a efeito mais uma iniciativa geradora de oportunidades e soluções para o tecido empresarial da região. “Para o sucesso das empresas o seu financiamento é vital e no âmbito do Portugal 2020 queremos que o Banco de Fomento seja também um importante apoio às PME da Região de Coimbra”, destacou Horácio Pina Prata, Presidente da Direção da NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, já José Fernando Figueiredo salientou que "a IFD irá criar fundos específicos para apoio às PME, de modo a promover o seu continuo desenvolvimento".

Esta iniciativa surgiu após a recente aprovação por parte do Banco de Portugal da licença final da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), conhecida como Banco de Fomento, que desde o passado dia 29 de junho passou a ter luz verde para poder cumprir todas as operações que estão previstas nos seus estatutos.

O que é a IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento?

A IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, com sede no Porto, é uma sociedade financeira que tem como objeto a realização de operações que visem colmatar as insuficiências de mercado no financiamento de pequenas e médias empresas, através da gestão de fundos de investimento, de outros patrimónios autónomos ou de instrumentos de natureza análoga, suportados por fundos públicos de apoio à economia, e da realização de operações de crédito, incluindo concessão de garantias e outros compromissos.

A IFD pode também desenvolver atividade de consultoria a PME, relacionada com a estrutura de capital, estratégia empresarial e questões conexas, assim como no domínio da fusão e compra de empresas.

O capital social é de 100.000.000,00 euros. O Estado português é o seu acionista único.

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC