HomeNotíciasNERC apoia o Projeto Missão Prato Cheio

NERC apoia o Projeto Missão Prato Cheio

A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra irá apoiar a iniciativa Missão Prato Cheio da Associação Minha Gente, na angariação de alimentos e promoção deste projeto de apoio aos mais necessitados junto das Empresas e Entidades da Região. 

Missão Prato Cheio

A Missão Prato Cheio nasceu há 3 anos pela iniciativa de uma família, que vendo várias situações de pobreza extrema e fome decidiram atuar. Dirigiram-se a vários restaurantes na cidade de Coimbra e pediram que lhe pudessem dar as sobras e desta forma encaminhar para quem mais necessita. Assim, alguns parceiros e voluntários começaram a recolher os alimentos, dividir e distribuí-los.  

O número de famílias cresceu, assim como os parceiros. Alguns organismos públicos como Juntas de Freguesia e Centros de Saúde reconheceram o trabalho desenvolvido e começaram a referenciar beneficiários para serem apoiados.

Para que se pudesse dar uma resposta mais efetiva, em março de 2016 foi criada a Associação Minha Gente que tem como missão a integração da população mais frágil na sociedade através da promoção da sua independência, autonomia e bem-estar.  Os seus objetivos são (1) Suprir as necessidades básicas mais imediatas das pessoas e famílias em situação de carência extrema, nomeadamente famílias com crianças em idade escolar, em que um ou ambos os pais estão desempregados, idosos e vítimas de violência doméstica. (2) Promover a sua integração na sociedade via capacitação para a empregabilidade ou voluntariado. (3) Impulsionar o voluntariado e uma filosofia de economia circular junto da população em geral. (4) Lutar contra o desperdício alimentar na área da restauração.

Presentemente, apenas com trabalho voluntário, apoiam 173 pessoas entre as quais 42 são menores. 

“Gente boa, faz boa gente!” é o lema que move as ações desta associação isto porque acreditam que todos têm algo de bom para oferecer e mudar para melhor quem os rodeia. Todos aqueles que se disponibilizam a ajudar são “gente boa”, faça parte deste movimento de voluntariado e ajude a criar comunidades de boa gente!

Se pretender entregar bens alimentares não perecíveis, roupas, bens de higiene, entre outros, pode faze-lo no Mercado do Calhabé loja nº 6, contudo, antes da entrega deve contactar para 960 018 118 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Desejos para 2017 são: 

- Implementação de um centro de operações com frigoríficos, local de higienização dos recipientes com água quente.

- Aquisição de contentores isotérmicos refrigerados, recipientes em policarbonato ou polipropileno.

- Voluntários para dar sustentabilidade e apoiar os projetos da associação. 

Para conhecer o trabalho desenvolvido pela associação, poderá aceder à página de Facebook da Associação Minha Gente.

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC