HomeNotíciasEmpresários esquecidos mais uma vez pela Autarquia

Empresários esquecidos mais uma vez pela Autarquia

Empresários esquecidos mais uma vez pela Autarquia

Câmara Municipal de Coimbra esquece os empresários do Comércio e Turismo de Coimbra da Baixa de Coimbra e do seu Centro Histórico

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra sente-se na obrigação de veicular e dar pública voz à indignação pelo que aconteceu em Coimbra nesta Sexta feira e que os empresários de Coimbra lhe estão a fazer chegar, implicando da Câmara Municipal de Coimbra e do seu Presidente públicos esclarecimentos e pedido de desculpas.

O Senhor Presidente da Câmara enclausurou o Primeiro Ministro de Portugal no Convento de S. Francisco não o convidando a promover uma visita com os seus convidados e televisões num circuito comercial pedonal contactando com os empresários do comércio e turismo de uma zona comercial e patrimonial por excelência, um verdadeiro Centro Comercial a Céu Aberto como é a Baixa de Coimbra.

Esta atitude demonstra, se havia dúvidas, o caracter duplo e parcial de um Presidente que não gosta dos empresários de Coimbra e da sua região e os tenta amordaçar não os promovendo levando a perda de competitividade e de emprego que se agudiza mais com esta crise; contrariando as medidas que a NERC apresentou publicamente sob o título ”Retomar para Competir” de contributo a um melhor alinhamento dos apoios com as reais necessidades aos setores empresariais.

Questiona-se ainda o Presidente da Câmara de Coimbra e o Presidente da Associação de Municípios do porquê de não dar um sinal de promoção do comércio tradicional e de apoio aos empresários de Coimbra perante todo o Pais e perante o Governo como tinha obrigação neste momento critico. 

Observe-se que os outros presidentes de municípios, como Lisboa e Porto, fizeram questão de que a primeira iniciativa deles após a retoma de atividades fosse convidar o primeiro ministro a visitar os locais do comércio tradicional e zonas centrais turísticas das suas Cidades, querendo aqui o Presidente da Câmara de Coimbra marcar a diferença pela negativa.

Considera mais a NERC que esta atitude do Presidente da Câmara induz um mau serviço a Coimbra ao não aproveitar a visita do Primeiro Ministro para se ter um sinal inequívoco de apoio do governo à revitalização da componente comercial e turística de uma cidade património da humanidade.

Exmo. Presidente da Câmara Dr. Manuel Machado

Se havia dúvidas com o que não tem feito de apoio aos empresários em que os únicos apoios são o de reduções de algumas “taxinhas” aqui está a realidade, mas a NERC continuará a mobilizar e apelar à sua consciência para mudança de rumo.

O Senhor Presidente da Câmara deve pedir desculpas públicas a Coimbra e ao Primeiro Ministro pelo erro e esquecimento a que votou neste momento critico a cidade e os seus empresários.

Mais exige a NERC depois desta gafe monumental que não pode continuar a assobiar e a desbaratar o dinheiro publico, a fazer miradouros em tempos de crise em contraponto, deve tomar iniciativas para dar um apoio claro ao comércio tradicional bem como aos pequenos e médios empresários que estão com problemas complicados no seu dia a dia de outros setores como restaurantes, bares, serviços vários etc.

Se o não fizer e não haver apoio claros da sua parte nas medidas que a NERC apresentou de apoio aos empresários de Coimbra e da Região, estes terão de estar na linha da frente de pôr em questão a sua idoneidade e a sua continuidade a gerir esta Câmara e fazer ver se não será melhor para COIMBRA ter movimentos de rotura, para o fazer relembrar que não tem poder para fazer o que quer mas o que todos nós precisamos nesta altura de crise.

Sendo assim apelamos à mobilização de todos os empresários por rua e por zona e freguesia, porque tem de haver mobilização dos empresários para lutarem já que durante anos os empresários do concelho pagaram entre taxas várias, IMI dos espaços empresariais, derrama, etc., representando anualmente milhões de euros.

Iremos depois em função dos objetivos e das adesões reivindicar em encontro de empresários e empreendedores deste concelho que a partir de agora, tal como está ser feito noutros municípios, tem de haver programas de mobilização de apoios ao comércio , indústria e turismo, bares, ginásios , serviços vários de proximidade entre outros em vez de ser gasto em projetos megalómanos, como miradouros, tapetes para ruas, despesas supérfluas sem controle a serem executadas com ajustes diretos duvidosos por parte desta Câmara que deviam ser auditados ao pormenor.

Iremos a partir de hoje divulgar esta tomada de posição no site da NERC. Continuem a fazer chegar as vossas observações através do site www.nerc.pt para que os empresários possam mobilizar-se em defesa de todos nós, “JUNTOS PELO APOIO ÀS EMPRESAS DE COIMBRA“.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES. 

A Direção da NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra

e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | telefone 239 497 736 | Skype Geral NERC

 

Contactos

Morada:
Complexo Tecnológico de Coimbra
Rua Coronel Júlio Veiga Simão
Loreto - Coimbra
3025 - 307 Coimbra
 
E-mail: geral@nerc.pt
Telefone: 239 497 736
Geral NERC